Pesquisar este blog

5 de março de 2012

Magos

      Os magos são reais e não apenas personagens imaginários das mentes de contadores de histórias como T. H. White, J. R. R. Tolkien e, mais recentemente, J. K. Rowling. Fato é que os magos têm estado por aí há séculos. Na Bíblia, no Capítulo 19 de Isaías, eles são chamados de "feiticeiros", e você pode encontrá-los também nos poemas de John Milton, que mencionam "magos com estrelas reluzentes... exalando doces odores".
     Magos são seres humanos, que possuem habilidades superiores aos seres humanos normais como vasta inteligência, domínio de plantas e ervas medicinais, e conhecimento de várias substâncias químicas, astrologia e física, além do principal: controlar tudo ligado a natureza. Geralmente um mago exerce um melhor domínio sobre um elemento específico, onde os principais são: fogo, água, terra e ar. Porém existem os que dominam melhor os metais, os animais e etc. Mas vale lembrar que um mago dominante da água, por exemplo, pode muito bem com o tempo e muito treino passar a ter perícia sobre outros elementos.


Merlin por natureza é um mago
controlador do elemento AR.

Nascendo Mago

     A vida dos magos é repleta de mistérios desde seu nascimento, uma vez que, não são gerados a partir de humanos comuns e sim de um relacionamento de um ser humano com uma fada ou elfo.
     A raridade de magos verdadeiros se dá pelo fato de que quando uma ninfa (avatar da fada) engravida de um humano ou uma mulher engravida de um elfo, o bebê gerado a partir dessa concepção raramente chega a nascer e a maioria quando nasce morre em poucas horas sufocado pela energia psíquica exercida pelo Tecido da Realidade, devido ao fato de que nos dias de hoje a membrana de tal tecido é muito mais densa do que na época de Merlin, por exemplo, onde se era mais fácil uma criança mago sobreviver.
     Os poderes dos magos podem aparecer desde o nascimento, ou quando são aprendidos já em idade mais elevada, depois de desenvolvidos, os poderes podem ser usados com mais facilidade e controle.
     Geralmente, a partir da puberdade, entre os 14 e os 18 anos, o mago começa a ter sonhos relacionados com sua origem mística, que vão se tornando cada vez mais realistas e vívidos até que todos os principais pensamentos sobre o Reino das Fadas surgem e aí começam os problemas. Muitos não acreditam em suas memórias, julgando-se loucos ou atormentados por maus espíritos. E na maioria das vezes, é nessa época aonde os poderes chegam a seu ápice e saem do controle causando diversos acidentes indesejáveis. Existem também casos raríssimos onde os magos podem passar sua vida inteira sem desconfiar da verdade e até morrer sem conhecer sua verdadeira natureza.

Reconhecendo um mago

Como as pessoas costumam ligar a imagem
dos magos a Merlin, eles geralmente são
vistos como velhos sábios, portando cajados,
vestindo robes ou túnicas e, às vezes, usando
chapéu, o que não é verdade, já que, 
fisicamente, são pessoas com
nenhuma diferença das demais.

     Do ponto de vista fisiológico ou morfológico, não existe nenhuma maneira de se diferenciar um humano normal de um mago. Eles são humanos em todos os aspectos possíveis e imaginários e não há ritual capaz de detectar um mago.
     A única maneira de se reconhecer um deles é através de suas memórias sobre o Reino das Fadas (mas nada impede alguém de fingir essas memórias), suas ações ou referências e ainda o principal: seus poderes ocultos e muitas vezes involuntários quando não controlados.

Merlin

Merlin ante o carvalho que guarda seu esírito

     Não se tem como falar de mago e não citar o maior de todos os tempos: Merlin.
     Merlin era o filho bastardo da princesa real de Dyfed. Porém, o rei, pai da princesa, não é encontrado nas genealogias tradicionais deste reino e provavelmente era um sub-rei da região que limita Ceredigion.
     Uma grande evidência de que Merlin era um realmente um mago e não um feiticeiro é o fato de que se você procurar na genealogia do mesmo, você não encontrará nenhum vestígio de seu pai. Porém, os inimigos de Merlin diziam que o pai dele era um Incubus, o que não é verdade, pois como a mãe dele era humana seu pai deveria ser um elfo.
     As pessoas suspeitavam que a criança "diabólica" (Merlin) veio para ser um contra peso à boa influência que Jesus Cristo teve na terra. Merlin, felizmente, foi batizado cedo em vida, e é contado que este evento negou o mal na natureza dele, mas os poderes do “lado esquerdo” ficaram intactos.
     Merlin se tornou o maior mago de todos os tempos, pois este era um mago controlador do ar, mas conseguiu desenvolver seus poderes ao extremo, ao ponto de controlar todos os elementos e tudo ligado a natureza, além de dominar espíritos menores, prever o futuro e etc.
     Entretanto, muito mais coisas são conhecidas sobre o menino mago Merlin, que cresceu para ser, provavelmente, o fazedor de magias mais famoso da história. Os fatos sobre a vida de Merlin são, é verdade, envoltos em mistério, mas acredita-se que ele cresceu em Carmarthen, estudando magia com um sábio famoso. Foi em Gales que Merlin começou a ganhar a reputação de profeta, quando vaticinou a chegada do rei Arthur. Ele também ofereceu orientação ao rei galés, Gwrtheyrn, quando o monarca tentava construir um castelo em Dinas.
     O interessante sobre Merlin é que ele se tornou um mago tão poderoso que conseguiu estender sua vida até a eternidade prendendo sua alma em um carvalho. Não é a toa que o nome druida significa “aquele (a) que tem o conhecimento do carvalho” ou “adorador do carvalho”.

Magos x Feiticeiros

Um mago à direita e um feiticeiro á esquerda.
       Muitas pessoas costumam cometer o equivoco de confundir magos com feiticeiros e até mesmo dizer que ambos são sinônimos, mas na realidade isso não é verdade. Mago desde seu nascimento é capaz de fazer magia por ter uma essência mística em seu sangue, enquanto os feiticeiros são pessoas comuns que costumam dedicar sua vida ao estudo do ocultismo para aprender a realizar feitiços. Todavia a real diferença entre magos e feiticeiros é que os feiticeiros são dependentes de livros, conjurações e de suas armas para lançar feitiços, já os magos não.

O Mago do Fogo

     Na década de 80 um caso se tornou bastante comentado entre os caçadores. Tratava-se de um menino mago, de apenas 13 anos, que estava começando a desenvolver seus poderes, o menino era um mago dominante do fogo, e não estava tendo controle sobre seus dons sobrenaturais. O caso intrigou vários médicos, cientistas especialistas renomados da época, pois inexplicavelmente as coisas ante o menino entravam em estado de combustão. 
     Abaixo está disponível para download o scanner de uma página do jornal o Globo de 1987 com uma explicação detalhada do caso na visão dos especialistas da época.



Dica: Para melhor leitura do conteúdo é necessária a ampliação da imagem.

     Podemos perceber que no caso acima o garoto não exerce nenhum controle sobre seus poderes, o que é um perigo tanto para ele quanto para o meio onde ele vive. Sendo nós caçadores, não devemos caçá-los, até porque são seres humanos, e sim auxiliá-los a encontrar o que chamamos de Sociedade Secreta dos Magos, um local onde os magos verdadeiros se reúnem com intuito de protegerem-se e ajudar os que como Sasha, não tem ciência sobre sua natureza e não sabem controlar seus poderes. Com intuito de resguardar os membros e a identidade dos mesmos, esse local só pode ser acessado por magos verdadeiros e para isso eles criaram um mapa que só pode ser lido e interpretado por magos autênticos. O mapa é o demonstrado abaixo:

Nos casos como o de Sasha, nós como caçadores 
devemos apenas entregar essas coordenadas 
ao até então inexperiente mago, para que este 
encontre o local da sociedade a qual pertence. 
Mesmo não estando ciente de sua natureza, 
o mago saberá decifrar o mapa.

  
Notas finais:

† Xamã é um tipo especial de mago que por um motivo desconhecido possui o dom de controlar APENAS espíritos e ver o futuro.

† Os magos são fisicamente muito fracos.


†  Assim como entre magos e feiticeiros , muitas pessoas criam bastante confusão entre mago e magista, pensando, erroneamente, que ambos referem-se a mesma coisa. Como já foi dito aqui no post, magos são filhos de seres humanos com elfos ou fadas, já os magistas são praticantes de magia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário